sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Delegação da Mesorregião Vales do Jequitinhonha e do Mucuri visitou o maior consórcio de cooperativas do setor de mel da Itália

No quarto dia (1º/10) do Programa de Intercâmbio entre o Ministério da Integração Nacional e a União Europeia, a delegação da Mesorregião Vales do Jequitinhonha e do Mucuri visitou o Consórcio Nacional de Apicultura (CONAPI), o maior consórcio de cooperativas na comercialização de mel orgânico da Itália, na Província de Monterenzio.

O CONAPI comercializa 60% de mel orgânico e 40% de mel tradicional, num total de 2,5 mil t/ano, no período que vai de abril até novembro. Também comercializa outros produtos com a marca Alce Nero, que são produtos orgânicos, tais como: azeite, massa de tomate, chocolate, vinagre, arroz, macarrão, etc. Para os produtos do mel, é proibido o uso de antibiótico no tratamento das abelhas.

O responsável técnico pela Mesorregião Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, e coordenador da delegação, Romário Oliveira, informou que, há duas semanas atrás, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) também visitou o CONAPI com o objetivo de utilizar os conhecimentos para o fortalecimento do Projeto de Preço Justo (FARTRADE), dentro da proposta da Cooperativa Sem Fronteiras. Participam deste projeto, entre outras, a Cooperativa Grande Sertão Veredas com sede em Janaúba (MG), a Cooperativa dos Beneficiários Artesanais de Castanha de Caju - COOPECAJU (RN), e a Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha - APIVAJE (MG), sendo que está última tem o apoio do Ministério da Integração Nacional na produção do mel.

À tarde, o grupo visitou uma propriedade rural de apicultura que produz, em média, 40 a 50 t/ano de mel, o que gera uma renda bruta de EUR 300.000/ano para a família proprietária. Administrada somente por duas pessoas, a apicultura é a única fonte econômica da propriedade, que teve o financiamento de um caminhão feito pela União Europeia. Esta visita proporcionou uma troca de experiência importante entre os produtores brasileiros e os italianos.

O Programa de Intercâmbio, que é custeado pela União Europeia, se estenderá até o dia 8 de outubro, quando todos os grupos das mesorregiões estarão em Bruxelas para o Seminário Open Days.

Nenhum comentário:

Postar um comentário