quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Visitas técnicas na Itália aumentam o conhecimento dos produtores de mel da Mesorregião dos Vales Jequitinhonha e do Mucuri

Bolonha – Itália 30\09\09. Os apicultores dos municípios de Mucuri – BA e de Turmalina – MG, integrantes da Mesorregião dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, visitaram, hoje, a Empresa LEGA. Localizada na província de Ravena a LEGA fabrica, e exporta para todo o mundo, equipamentos para o processamento e transformação de produtos de mel.

A delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer uma máquina de desoperculação (retirada das camadas superiores dos favos de mel). Os produtores brasileiros ressaltaram que essa máquina ainda não é conhecida no Brasil.

Segundo rápidas estimativas, máquinas como essa podem incrementar em até 30 mil t\ano a produção do mel e permitir o incremento na quantidade de apicultores no processo, devido a facilidade do manejo na produção do mel.

Foram realizadas, ainda, três visitas na região de Ravena. Uma delas numa propriedade rural de médio porte para os padrões da Itália. Trata-se da fazenda da Família Rodini, que possui 1200 melgueiras. Na seqüência, visitou-se a Fazenda Sócia Aiab de propriedade do Sr.Ortoloni Marcello, que produz mel orgânico junto com 400 famílias na região de Faenza. Por fim, a delegação brasileira conheceu a Associação Romagnola de Apicultores em Bagnacanallo em Ravena, com 400 associados. A associação comercializa cerca de 1500t\ano de mel e movimenta cerca de EUR 1,2 milhões/ano.

Segundo Sergio Bremer, Presidente da APICOM, com sede em Mucuri - BA, “o aspecto mais importante desta visita foi confirmação de que a Cooperação Técnica do Ministério da Integração Nacional com a União Européia está sendo fundamental para o aprimoramento deste setor na Mesorregião dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário