Bolonha – Itália 29\09\09. No segundo dia do intercâmbio na Região de Emilia Romagna na Itália, os representantes da Mesorregião dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri participaram de uma apresentação promovida pela União Européia sobre o Sistema Agro-Alimentar e da Apicultura na Itália.
A apresentação foi conduzida pelo Sr. Vincenzo di Salvo, técnico do Serviço de Produção Animal, que destacou a produção de 60.000 abelhas rainha/ano na Região de Emilia Romagna é realizada por apenas 18 produtores atendem toda a Itália. Salientou, também, que no inverno as abelhas são estocadas em câmaras especiais, numa temperatura de 05 graus centígrados, com vistas á diminuição da mortalidade.
No período da tarde, os membros da missão Brasileira, conduzidos pelo Diretor Marcelo Moreira, visitaram o CRA – Centro Regional de Apicultura, unidade de pesquisa vinculado ao Ministério da Agricultura da Itália e equipado com laboratório da alta tecnologia voltado para o fortalecimento da apicultura em mais de 60 núcleos espalhados por todo o país.
O CRA é responsável pela análise, visando o controle de qualidade, da geléia real, do pólen, do mel e também pelo seqüenciamento genético do DNA das abelhas.
Os questionamentos da Missão Brasileira giraram em torno da possibilidade de transferência de tecnologia; do programa de controle biométrico e genético para os produtores de abelhas rainha; do manejo dos apiários; e da possibilidade de transferência de conhecimento técnico-científico entre o CRA (Itália) e EMBRAPA (Brasil).
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário